Língua de sinais para bebês

loremipsum // 30 de março de 2016

Oi minha geeeente!

Algumas de vocês escreveram pedindo para eu falar um pouco mais sobre a língua de sinais para bebês e aqui estou eu para falar sobre este assunto que eu me apaixonei.

A língua de sinais para bebês ajuda a diminuir a frustração entre o bebê e mamãe. Isso porque os bebês querem expressar suas vontades bem antes de conseguirem falar, mas não conseguem então acabam chorando. Agora me diz que mãe não fica frustada com tanto choro e sem saber exatamente o que fazer?!

Se você parar para pensar, antes mesmo do seu filho falar a primeira palavra ele já é capaz de dar tchau, mandar um beijinho, chamar alguém com as mãozinhas etc. Isso significa que ele pode se comunicar por sinais e não precisa aprender a falar para isso!

Eu descobri os sinais para bebês no canal da Flavia Calina e depois comecei a procurar e entender mais sobre o assunto para fazer com a Tina, na época ela tinha uns 2 ou 3 meses.

Então vamos a parte prática que é o que importa e é o que vocês realmente querem saber rs… Quando a Tina estava com 5-6 meses eu comecei a ensinar 3 sinais: comer, dormir e mais (quando ela queria mais comida, mais brincadeira etc). Então toda vez que ela ia comer eu falava “filha vamos comer” e fazia junto o sinal de comer. Quando eu ia dar mais um colherzinha de comida eu perguntava “filha você quer mais?”  e fazia o sinal de mais junto e assim também eu com o dormir.

Quando ela fez 7 meses ela fez o primeiro sinal, que foi o mais. MEU SENHOR DO CÉU!!!! Eu parecia uma criança comemorando de felicidade e tendo a certeza que estava funcionando, foi incrível! Toda vez que ela aprendia um sinal eu inseria outro e assim por diante.

Era simplesmente mágico ver ela fazendo um sinal sem chorar, pedindo água no meio da noite sem chorar, fazendo tudo ser mais tranquilo e prazeroso. Eu tinha vontade de chorar de orgulho e de felicidade, hahahaha você está me chamando de idiota agora, I know!

Como você acaba falando mais as palavras junto com os sinais a probabilidade de a criança falar mais rápido também é grande, foi o caso da Tina. Hoje ela fala bastante, deixou de fazer alguns sinais e outro mesmo já falando ela ainda faz o sinal como é o caso, por exemplo, do por favor.

Os sinais são bem fáceis e você pode encontrar material na internet, pode comprar o livro Sinais ou pode simplesmente criar o seu sinal com o seu bebê. O importante é que você seja consistente e use sempre os mesmos sinais! Eu voltei a trabalhar bem na época que comecei a inserir os sinais e a minha mãe achava que o sinal de comer era um, mas na verdade era outra. No final das contas a Tina ficou com o sinal da minha mãe e tudo bem porque o mais improtante era conseguirmos nos entender.

Não esqueça de compartilhar com as amigas, esta é uma informação bastante importante e talvez tenha uma mamis por aí maluca só precisando saber disso hahahaha

A tina vai mostrar como funciona rs… desculpe a qualidade, eu gravei bem rapidinho aqui em casa e ela está um pouco dispersa, mas é apenas para você ter uma noção de que funciona sim!

É importante lembrar que estes sinais não são como os de LIBRA, eles são específicos para bebês.

Eu espero ter sido clara rs…
Ficou alguma dúvida?
Me pergunta que eu respondo com o maior prazer!