Dicas para a introdução alimentar

loremipsum // 23 de março de 2016

Quem é mãe e tem pavor da introdução alimentar levanta a mããããoooooo!!!

O momento da introdução alimentar é estranho, no começo ficamos super empolgadas para começar e depois que começa nos perguntamos se existe qualquer possibilidade desse treco dar certo.

Nos nossos sonhos o nosso bebezinho vai comer uma banana inteira amassada, sorrindo com carinha de quero mais, vai comer a papinha salgada batendo palminhas numa troca de sorrisos que só acabam quando ele tiver com a barriguinha cheia. Mas a realidade está bem, bem e bem longe disso tudo! A maioria das mamães tem algum tipo de problema com a introdução alimentar e acaba entrando em pânico e ouvindo lá no fundo da mente o pediatra dizendo que o leite do peito não vai mais sustentar o bebê.

Comigo não foi diferente este começo e eu, claro, fui pesquisar melhor e achar formas de fazer este momento ser mais agradável, leve e divertido. E aí que de tudo o que eu li entendi que na verdade dos 6 meses de idade até 1 ano o leite e a introdução alimentar precisam caminhar juntas e que o leite pode sim continuar sendo oferecido em grande quantidade.

Se pensarmos é bem obvio porque como é possível um bebê que nunca experimentou nada, sair comendo tudo e substituir quase que 100% do alimento que ele comeu durante toda a sua longa vida de 6 meses? Hei, mamãe que teve este momento mágico sem problema… #inveja !

Eu não tive tantos problemas assim, mas eu acho que só fiquei tranquila quando eu entendi que as coisas poderiam ir devagar e no tempo da Tina. Um alimento de cada vez, com tempo para ela se acostumar e sem me cobrar que ela não estava almoçando ainda e assim por diante.

Eu vou dividir aqui o que fiz e achei que foi sucesso total, mas por favor lembre-se que cada criança tem suas peculiaridades e que as minhas dicas podem servir ou talvez seja necessário fazer algumas modificações de acordo com a sua realidade e a do seu bebê.

A Tina experimentou a sua primeira frutinha com 6 meses e eu optei por usar a famosa redinha (foto abaixo). A ideia foi aproveitar o momento do “quero colocar tudo na boca” e do “meu dentinho esta nascendo quero coçar”. Assim ela aproveitava para coçar a gengiva e ao mesmo tempo sentia um novo gosto.
aliment
12884367_1134645753235504_198193052_n

Eu fiquei por mais ou menos uma semana inserindo frutinhas, servia a mesma fruta por 3 dias seguidos e depois mudava. Esta parte foi sucesso total e eu quase que automaticamente pensei: Uhuuu isso vai ser muito fácil! Maaaaas, uma semana depois quando eu fui dar a primeira papinha salgada vei a grande desilusão, Ela não queria nem sequer uma colherzinha :( :( :(

Dei primeiro a batata, depois tentei batata doce e por fim cenoura com bata e aí veio desespero…. ELA VOMITOU!!!! Oi? Vomitou? Mas estava indo tão bem minha gente! Acontece que a paciência nesta fase precisa ser a nossa irmã gêmea e eu não desisti. Tirei a cenoura, porque esta não ia mesmo, e continuei com a batata e batata doce.
10919021_784299418310979_1780325363371999529_n

Segui assim por mais uma semana e neste momento ela já estava gostando mais, mas não passava de duas colheres de papinha. Já com uns 7 meses eu percebi que ela estava comendo mais, mas que eu tinha que ter paciência e colocar para dentro tudo o que ela colocava para fora. Ela na verdade estava aprendendo a mastigar e engolir.

Nesta fase eu comecei a inserir a cada três dias um novo ingrediente, um item de cada grupo por vez até ter 4 grupos de alimentos em uma única refeição. Eu usei a tabela abaixo, tirando apenas a parte da carne pois somos vegetarianos.
alimento

Quando ela estava com 8 meses eu inseri o método BLW (Baby-led Weaning) deixando ela pegar tudo com as próprias mãozinhas e aí sim… SUCESSO TOTAL!
11220054_881539431920310_3980379251614993984_n
Hoje a Valentina come muito, muito bem mesmo e na verdade nem pode ser tida como referência porque ela come igual a gente grande e as vezes mais do que eu, mas isto é assunto para outro post porque me fez pirar e até passar em nutricionista rs…

E por aí? Como tem sido?
Algum tema em especial que vocês querem ler por aqui?

IMG_1784 IMG_1787 IMG_1791