A importância de se comunicar com seu filho

loremipsum // 23 de junho de 2016

A educação de um filho é uma coisa que demanda tempo, paciência e 200% da sua presença integral. Quando eu falo presença integral eu não estou querendo dizer que você precisa ficar com o seu filho o dia inteiro, o que eu quero dizer é que quando se educa é preciso estar de verdade empenhado, deixe o celular de lado, pare um pouco sua atividade, lembre que seu filho (não importa a idade) é um ser humano como você e precisa que as coisas sejam ditas pois ele é capaz de entende-las.

Achar que uma criança de 1 ano, por exemplo, não é capaz de entender que os brinquedos devem ser guardados no lugar certo após a brincadeira acabar é se enganar por completo. Pense assim, quando você está aprendendo uma nova língua você não consegue entender tudo, você escuta uma frase 1 vez e não faz o menor sentido, você escuta esta frase em um outro momento e se lembra que ela já foi dita antes na mesma circustância e quando você escutar pela terceira vez é muito provável que irá finalmente entender o que significa e o que você deve fazer. Com as crianças as cosas acontecem de uma forma bem parecida, ela pode não entender na primeira vez mas ela vai entender na terceira ou quarta.

E é por isso que eu defendo muito a comunicação entre pais e filhos desde o nascimento! Você cria um hábito de explicar, de dizer para o seu filho como as coisas aqui do lado de fora estão acontecem e conforme ele vai crescendo ele já entendeu que você sempre está dizendo alguma coisa muito importante para ele e quando ele estiver na idade de reagir as suas explicações isso vai acontecer e será muito mais fácil educar.

Seu filho não vai saber que não é uma boa ideia bater em alguém quando ele fica bravo se você não explicar para ele assim que ele tiver esta atitude e mostrar em seguida o que ele deve fazer quando esta situação acontecer novamente. É possível que ele volte a fazer isso mais algumas vezes, mas o importante é você lembrar que comunicação gera comunicação e que ele está aprendendo a lidar com as emoções e só você pode ajuda-lo. Se você achar que seu filho de 1 ano é muito novo para entender o que você fala como é que ele vai saber como agir quando passar por uma situação nova?

Por isso desenvolva a comunicação na educação do seu filho! Quando ele fizer alguma coisa que você desaprova, abaixe perto dele, peça para ele respirar e se acalmar para você poder falar e explique de forma simples o que está acontecendo e o que a criança deve fazer. Se ela bateu, por exemplo, diga que você não quer que ela faça isso, que ela não gostaria que alguém batesse nela e faça ela pedir desculpas.

Mas eu preciso lembrar que em muitos momentos nós acabamos ficando estressadas, as vezes eles nos testam e nos tiram do nosso centro de mãe perfeita que quer fazer tudo direto (ninguém é perfeito né minha gente) e neste momento quem precisa respirar somos nós mesmas hahahaha Não corrija o seu filho quando estiver nesta situação, nestes momento acabamos ensinando sem o amor e a paciência que é necessária.

E é por todas estas razões que educar é ter paciência e escolher ter um filho precisa vir junto com este entendimento. Não é fácil e as vezes queremos ir pelo caminho mais fácil (eu admito), mas ir pelo caminho mais fácil nos primeiros anos, ou mesmo depois, da criança significa empurrar o problema mais para frente e deixar ele crescer de forma que pode se tornar insustentável e irreversível muito a frente.

Por favor, não deixe de compartilhar este texto se ele te ajudou a ter forças para continuar esta tarefa linda, gostosa e ao mesmo tempo tão difícil que é educar um filho. Outras mães e pais precisam saber que a comunicação é uma das coisas mais importantes que se pode fazer na educação de um filho.

O que eu uso para me orientar na educação?

Livros:

Orientação da criança por Ellen White
https://www.cpb.com.br/produto/detalhe/5886/orientacao-da-crianca—encadernado
Educando meninas
http://www.buscape.com.br/educando-meninas-james-dobson-8573256974

Artigos, sites e blogs:
http://esperanca.com.br/2009/10/04/educando-filhos-2/
http://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/estrategias-de-comunicacao-com-as-criancas/

E claro você pode também dar uma olhada no video que eu fiz sobre o tema 😉 aproveita para se inscrever no canal 😀

Me falem aqui o que vocês fazem por aí?
Um beijo enorme!