5 dicas incríveis para ser uma mãe menos estressada

loremipsum // 3 de junho de 2019

IMG_6758 (1)

Que ser mãe é um trabalho cansativo e muito gratificante, a gente já sabe! Mas é preciso saber que existe uma linha MUITO tênue entre o ser cansativo e gratificante e o ser cansativo, estressante, desgastante e só depois de tudo isso (e muito mais) sentir que é gratificante. Temos uma tendência a, mesmo sem querer, entrarmos neste ciclo louco e chegarmos ao final do dia completamente esgotadas e muito estressadas.

O excesso de atividades que temos hoje nos deixa sobrecarregadas, frustradas e sentindo que a falta de tempo vai nos engolir. Logo vem a falta de paciência com os filhos, o medo de errar na educação e no final o dia mais pareceu uma luta de MMA que nem mesmo nos nossos melhores dias de Anderson Silva conseguimos levar o trofeu!

Mas eu estou aqui, de mãe para mãe, explodindo por dentro em poder escrever este artigo dizendo que sim, é possível ganhar esse trofeu e ser uma mãe menos estressada com 5 dicas simples e que você pode e deve colocar em prática hoje mesmo.

1 – Escute o seu filho
Pode parecer lógico, mas não é! Quantas vezes no dia você está chamando a atenção do seu filho e quando chega a hora dele falar, você já está usando este momento para formular a sua próxima resposta? Muitas brigas, momento de falta de obediência e irritação materna daquelas que vem do nosso âmago, poderiam ser evitadas pelo simples fato de silenciar a nossa mente e focar no que o nossos filhos realmente estão nos dizendo. Você vai perceber que muitas coisas serão explicadas e relevadas se você começar a fazer este exercício hoje mesmo!
Mamãe 1 x 0 Fim do dia 

2 – Organize o seu dia
Já consigo te escutar dizendo: “Eu já tentei, mas não sou organizada! Não consigo fazer isso!”
Então eu peço licença para te fazer repensar algumas coisas neste momento. Muito mais do que a técnica que você vai usar para se organizar, aqui o importante é você saber com detalhes tudo o que acontece no seu dia. Pare hoje mesmo e coloque no papel todas, eu disse TODAS, as suas atividades diárias, por horário para você enxergar como está a sua rotina. Depois disso escolha a melhor ferramenta para o seu estilo pessoal (caderno, planner, agenda eletrônica etc.) para planejar os seus próximos dias de acordo com o que você já descobriu. De modo simples, o que acontece é que você entende qual a sua próxima atividade, qual atividade pode ficar para amanhã e o que pode ser delegado a outros membros da família, fazendo com que você fique menos sobrecarregada. Não deixe de colocar esta dica em prática, serão 5 minutos que podem te fazer ganhar vários minutos lá na frente.
Mamãe 2 x 0 Fim do dia 

3 – Identifique situações de perigo
Agora que você já sabe como o seu dia funciona, vai ficar fácil perceber quais são os momentos que te geram mais estresse e irritabilidade, assim como nos seus filhos também. Se você identificar que a hora de tomar banho, por exemplo, é um caos e sempre te deixa desgastada, se antecipe a isso e crie soluções para mudar este momento. Entenda o que causa este descontrole geral da galera (rs) e recalcule a rota. Aqui por exemplo, a hora de se trocar para ir à escola era um caos e o meu fim do dia já era ás 8 da manhã hahaha. Entendi que se eu colocasse uma música, dançasse enquanto trocava a Valentina, tudo fluía melhor.
Mamãe 3 x 0 Fim do dia 

4 – Separe um tempinho para estudar
Imagine que você está no avião, sentada confortavelmente em sua poltrona e uma aeromoça chega muito agitada e te diz: “Eu preciso que você venha a cabine do piloto.” Chegando lá, você descobre que o piloto passou mal e que está em suas mãos pilotar aquele avião e fazer com que todos os passageiros cheguem bem ao destino final. Você seria capaz? A não ser que você tenha estudado para isso, provavelmente não! Com a maternidade acontece o mesmo porque, apesar de ser um caminho natural da vida, não nascemos sabendo e cada pouco que nos dedicamos a saber, ler, ouvir e assistir sobre a arte de maternar, pode nos tirar do ombro o peso de situações diárias que são completamente contornáveis, mas não sabemos como pode ser simples até nos colocarmos em direção ao conhecimento. Hoje está a nossa disposição conteúdos como por exemplo os da Escola de Pais Mundo em Cores, livros sobre disciplina positiva, canais no Youtube como o da Isa Minatel, Elisama Santos e muitos outros. Não perca tempo! Está lavando louça? Ouça alguma coisa! Está a caminho do trabalho? Leia alguma coisa!
Mamãe 4 x 0 Fim do dia 

5 – Faça alguma coisa por você
Eu tenho constantemente batido nesta tecla lá no meu Instagram. Quando estamos vazias de nós mesmas, é humanamente impossível dar uma gota se quer para os nossos amados. Muitas vezes a falta de paciência, o cansaço, o estresse e a confusão mental que nos acomete, pode ser diminuída com uma simples atitude: olhar primeiro para nós! Descubra o que você gosta de fazer que tenha a ver com você, você e mais ninguém. O que te dava prazer antes mesmo de ser esposa e mãe? Se você, neste momento, não pode fazer grandes coisas, não tem problema! Comece aos poucos, tome um banho demorado e peça para que o seu marido te ajude com as crianças. Vá assistir um filme, andar no shopping, conversar com uma amiga, escrever uma carta… eu não sei! O que sei de fato é que você precisa olhar para você para conseguir entregar todo o amor que quer para os outros membros da sua família.

Se prepare para fazer estas 5 coisas conscientemente durante esta semana e depois me conte o resultado! Eu garanto que você vai sentir que o fim do dia está mais leve. Nós sempre teremos desafios e momentos difíceis, mas se você pode minimizar isso, porque adiar esta mudança?

Eu sei da força que você tem e da mudança que você é capaz de causar em você e em sua família! Vamos juntas?
Não esqueça que bem perto de você alguma outra mãe também está precisando destas dicas! Compartilha com ela também 😉

————————————————————————–

Já me segue no Instagram?
https://www.instagram.com/maesprocuram/

Já conhece meu canal no Youtube?
https://www.youtube.com/channel/UCUXfGp2URw4CvHSnRrk0qWw